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CONHEÇA

O processo de desenvolvimento prepara o indivíduo para posições mais complexas em termos de carreira profissional, ou seja, amplia as potencialidades do indivíduo, capacitando-o a ocupar cargos que envolvem mais responsabilidade e poder. Contudo, este desenvolvimento deve ser pautado na ética profissional de cada profissão.

O treinamento é a educação, institucionalizada ou não, que visa adaptar a pessoa para o exercício de determinada função ou para a execução de tarefa específica, em determinada empresa. Consiste na aplicação de um somatório de atividades técnicas provenientes da pedagogia e psicologia, objetivando à aprendizagem de novas respostas a situações específicas.

 

Sistemas de Qualidade  

  • Conceito da Qualidade e introdução a gestão da Qualidade
  • Principais pensadores da Qualidade
  • Satisfação do cliente
  • Organograma, Funcionograma, Fluxograma e Histograma
  • Ciclo PDCA e Benchmarking
  • Círculos de controle da Qualidade
  • Controle estatístico de processo
  • Brainstorming, Pareto e “5 Por que”
  • Diagrama de Ishikawa e 5W2H
  • Programa 5S
  • Kaizen
  • Conceitos e particularidades das principais normas de qualidade.



Sensibilização à norma VDA 6-3  

  • Sinopse de Auditorias: Sistema, Processo, Produto e Serviço;
  • Diretrizes para Auditoria de Processos;
  • Necessidades da Empresa e do Processo;
  • Processo de Formação do Produto;
  • Desenvolvimento do Processo;
  • Fornecedores - Matéria-Prima;
  • Produção - Pessoal - Qualificação;
  • Estágios do Processo;
  • Melhoria Contínua;
  • Satisfação do Cliente;
  • Documentação;
  • Auditorias Regulares e Extraordinárias;
  • Ações Corretivas - Eficácia;
  • Interfaces VDA 6.1 / VDA 6.3;
  • Relatórios de Auditoria;
  • Avaliação Geral - Grau de Atendimento;
  • Workshop de Aplicação.



Sensibilização à norma ISO 9001  

  • ISO (International Organization for Standardization)
  • Organização e Propósito;
  • Conceitos e Fundamentos da Qualidade;
  • Os Oito Princípios da Gestão da Qualidade;
  • Interpretação dos Requisitos da ISO 9001:2008;
  • Definições da ISO 9000:2005;
  • Implementação dos Requisitos da ISO9001:2008.

Orientações Adicionais:

Gestão por Processos e Indicadores e Melhoria Contínua
Diferenças entre da ISO9001 versão 2008 e versão 2015



Sensibilização à norma ISO TS 16949  

  • Introdução a ISO/TS16949:2009;
  • Bases da norma;
  • ITF / TC 176;
  • Correlação entre elementos das normas ISO Automotiva x Normas Automotivas;
  • Terminologia e definições;
  • Manuais de referências específicas dos clientes;
  • Requisitos ISO/TS 16949:2009 (Detalhado);
  • Requisitos ISO 9001:2008 (Overview);
  • Requisitos específicos do setor.



Formação de Auditores Internos  

Nivelamento de Conhecimentos Relativos a Qualidade;

  • Conceitos de Sistema da Qualidade;
  • Análise de Requisitos de Garantia da Qualidade (ISO 9001 versão 2008);
  • Overview da Norma ISO 9001:2008;
  • Conceitos de Auditorias da Qualidade
  • ISO 19011; Terminologia; Classificação de Auditorias; Planejamento de Auditorias; Metodologia da Auditoria da Qualidade; Preparação; Execução; Relatório; Perfil e Qualificação do Auditor; Comunicação Durante a Auditoria; Comportamento do Auditor.
  • Estudos de Caso.

 

Overview do Sistema de Gestão da Qualidade;

  • Overview dos Principais Requisitos ISO/TS16949:2009;
  • Diferenças entre a QS9000 e a ISO/TS 16949:2009;
  • Implementação e documentação do Sistema de Gestão da Qualidade Automotiva
  • As diferenças entre auditoria interna e externa;
  • Os princípios da auditoria do Sistema de Gestão da Qualidade Automotiva;
  • Introdução às Auditorias segundo a ISO 19011: Relatórios de Não Conformidades e Ação Corretiva; Gerenciamento de uma Auditoria; Listas de Verificação; Abordagem da Auditoria
  • Questões Psicológicas e Comunicação; Auditor
  • Papel, Responsabilidades e Qualificação; Realização da Auditoria; Relato da Auditoria (Relatórios); Certificação de Auditores; Certificação de Sistemas da Qualidade; Conclusão da auditoria, relatório, fechamento e follow up.
  • Exemplos Práticos, Estudo de Casos e Simulações de Auditoria.



Ferramentas da Qualidade  

Conceitos Básicos da Qualidade;

  • Ciclo PDCA;
  • As Ferramentas da Qualidade;
  • Brainstorming;
  • Diagrama de Causa e Efeito;
  • 5W e 1H;
  • Planilha de Dispersão;
  • Metodologia 8D para Solução de Problemas;
  • FMEA
  • Cases e Exercícios Práticos.



 

 

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